Carmen Lucia Campos Ferreira

Carmen Lucia Campos Ferreira
Especialista em Microbiologia e Análises Clínica, Capacitada em Docência Ensino Técnico, Bióloga e Podóloga

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Olá meus amigos seguidores,

Momento de reflexão:

Hoje fiquei muito feliz ao ouvir um cliente, muito interessado em ficar bom de suas unhas encravadas, me mostrando o calçado novo que comprou da linha confort, embora não tenha gostado do modelo, admite, assume ser realmente muito confortável e diferente dos demais que já usou. Com isso, e junto com a correção de unha  que tenho feito ao longo de 1 ano mais ou menos ele está percebendo que sua unha está ficando boa. Isso é muito gratificante para um profissional que orienta o seu cliente mostrando que a busca da cura é um binômio, cliente e podólogo.

 Por outro lado atendi uma senhora de 80 anos de idade, diabética, ela já é minha cliente mais ou menos uns 5 meses e desde que buscou o tratamento apresentou unha encravada bilateral tanto no dedão do pé D como no E. Só que a do dedão D ela está tratando com médico dermatologista por estar inflamada. A história é longa, a uns dois meses atrás esse médico marcou cirurgia para retirar o pedaço de unha que estava penetrado no sulco ungueal desta cliente, disse que precisaria interná-la para tal, com presença de anestesista e instrumentador cirúrgico. Segundo a cliente, o plano de saúde não aprovou a internação e ele teve que fazer a cirurgia em seu consultório.
A uns 15 dias atrás após quase dois meses do procedimento feito ela retorna para o tratamento dos pés, ah ....  ia me esquecendo de relatar que a unha do dedão E já está boa só com o procedimento do podólogo, retirada da espícula sem ferir e aplicação de órtese FMM que é procedimento para impedir que a unha cresça penetrando na pele. Voltando ao dedão D, após a cirurgia (de 2 meses atrás) ainda estava apresentando edema, eritema e secreção, ela estava muito preocupada por ser diabética, mas eu disse-lhe que não poderia mexer nesse dedo e que retornasse ao médico para orientá-la. Pasmem se quiser, hoje ela liga perguntando a recepcionista do meu trabalho se eu colocava uma plaquinha acrílica que é  a órtese FMM, porque o  médico, se rendeu, e pediu que fizesse esse procedimento, fez até um encaminhamento por escrito. Quando olhei o dedo da senhora ainda permanecia inflamado e ela mesmo disse que ele a uns dois dias atrás fez uma cauterização no dedo. É óbvio que não coloquei órtese nenhuma e solicitei que pelo menos, já que tem plano de saúde procurasse um outro médico e que também retornasse para o que fez o procedimento e dissesse a ele que não poderia colocar nenhuma órtese com aquela unha inflamada como estava. A senhora está assustada e com razão, até porque ele já disse que talvez ela precise fazer uma outra cirurgia!!!!!!!!!!!!!!!

Momento de utopia:
Como seria bom se houvesse uma parceria entre médico e podólogo, neste momento!!!!! É lamentável!!!!! O médico faria a profilaxia com uso de terapia antibiótica e o podólogo retiraria a espícula e seria necessário um acompanhamento semanal feito pelo mesmo, com isso impedindo que  a unha crescesse encravando novamente!!!!!!!!!

Momento esperança:
Que os podólogos se empenhem mais no seu trabalho, com competência e conhecimento fortalecendo assim a profissão e obtendo um maior reconhecimento. Sim, digo isso, porque se ao longo de 20 anos de profissão ainda não tenhamos esse reconhecimento alguma coisa está errada!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário