Carmen Lucia Campos Ferreira

Carmen Lucia Campos Ferreira
Especialista em Microbiologia e Análises Clínica, Capacitada em Docência Ensino Técnico, Bióloga e Podóloga

sábado, 2 de novembro de 2013

Seus pés merecem conforto!!!!


 
"O pé humano é um milagre da engenharia, projetado para suportar muito desgaste natural. De acordo com a Associação Médica Norte Americana de Podiatras (médicos especialistas em pé) , o norte americano anda em média 210.000 km em toda a sua vida, uma distância que lhe permitiria fazer a volta ao mundo quatro vezes" (How StuffWorks).
Seus pés sustentam o peso de seu corpo, roupas, e quaisquer outras coisas que esteja carregando. Em um dia comum de caminhada, eles são submetidos a uma força de centenas de toneladas. Calcula-se que 87% dos adultos norte americanos tenham algum tipo de problema nos pés. Entre os mais comuns, estão os calos e calosidades, que são formados de partes da pele enrijecidas para proteger o pé contra o atrito ou a pressão freqüentes.
Os calos aparecem em duas variedades: duros e moles.
Calos duros são geralmente encontrados nas partes superiores dos dedos do pé ou nas partes laterais dos dedinhos, onde a pele entra em atrito com o sapato, as vezes, um calo se forma na planta do pé, causando uma dor localizada aguda sentida a cada passo.
Calos moles, que são úmidos, formam-se entre os dedos do pé, onde o osso de um dedo faz pressão sobre o osso do dedo vizinho.  Quando um sapato ou um outro dedo faz pressão contra o calo, causando dor.
Ao contrário dos calos, as calosidades se formam geralmente sobre uma superfície lisa,  elas geralmente aparecem nas partes que suportam o peso no pé: na planta do pé ou no calcanhar. Cada passo pressiona a calosidade contra o tecido embaixo e pode causar dor, ardor ou sensibilidade, mas raramente, uma dor aguda .
Agora que você já sabe a razão da formação dos calos e/ou das calosidades seja mais exigente na compra dos seus calçados:
. Compre calçados sempre no final do dia, pois seus pés estarão mais cansados, dilatados e consequentemente mais exigentes com isso obrigando a compra de um calçado mais macio e de melhor qualidade.
. Caso sua preferência seja os de bico fino opte por um número a mais que o seu número.
. Observe sempre a largura do seu pé e relacione com a largura do calçado que está comprando, de preferência sempre o que for mais largo que a largura do seu pé é o ideal.
. Existe uma linha de calçados que possuem uma proposta confort, isto é, são calçados mais confortáveis e para quem opta pelo salto já existem alguns com uma plataforma causando mais conforto e equilíbrio na marcha.
. Para caminhada ou corrida escolha um tênis que seja confortável, flexível, com amortecedor, tenha estabilidade, seja leve e tenha um solado resistente, desta forma ele irá proteger as articulações e diminuir o risco de lesões que são muito comuns. Geralmente são tênis mais caros mas com garantia de qualidade e conforto para seus pés. O ideal é experimentá-lo com meia sempre de algodão, com isso verifique se não é necessário um número a mais. No Brasil é difícil encontrar numeração com o meio ponto, como, número 36 ou 36.5, são os ideais, mas infelizmente essa numeração só encontrada lá fora.
 
Observação: Para o dia a dia evite salto muito alto, pois, ele aumenta a pressão plantar sobre o primeiro (dedão) e o segundo dedo do pé, com o tempo vai deformando suas articulações e encurtando a musculatura posterior da perna aumentando assim a incidência de entorses e até mesmo de fraturas. O pé deve ficar levemente inclinado no calçado e em relação ao solo.

.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário