Carmen Lucia Campos Ferreira

Carmen Lucia Campos Ferreira
Especialista em Microbiologia e Análises Clínica, Capacitada em Docência Ensino Técnico, Bióloga e Podóloga

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Calo do sulco ungueal

Olá pessoal,
Hoje quero falar sobre calo do sulco ungueal.

O sulco ungueal é uma estreita faixa de pele localizada entre a porção lateral do dedo, conhecida como dobra ungueal ou prega periungueal, e a unha, ou lâmina ungueal como é conhecida cientificamente.
Quando você calça um calçado um pouco mais estreito que a largura do seu pé, automaticamente ocorre uma pressão que com o passar do tempo vai traumatizando o tecido. Com a continuidade da pressão o tecido vai se queratinizando como mecanismo de proteção, porém, com a insistência vai se formando, o que na linguagem podológica se chama de, calo do sulco ungueal. O calo do sulco ungueal uma vez formado começa a doer com uma sensação de unha encravada. Normalmente é retirado por pedicures que chamam este calo de "espigão".... muitas vezes não só pedicures como muitos podólogos para remover o calo removem também parte da unha lateralmente tornando esta prática um círculo vicioso, sem falar que na hora da retirada pode haver uma lesão no tecido que pode inflamar e até infeccionar.
Gostaria de comentar que, tenho observado esta prática com frequência em profissionais principalmente podólogos. Observo também que não é feita nenhuma orientação para eliminar o problema, com isso os clientes, que são leigos, entendem que sempre terão que retirar este calo, e não são orientados sobre a importância do uso do calçado adequado.
Vai uma dica importante, é necessário orientar o cliente com relação ao uso do calçado adequado impedindo reincidência do problema.
Calo do Sulco Ungueal, bilateral entre unha e dobra ungueal

É lamentável verificar práticas erradas principalmente quando se lida com  indivíduos portadores de doenças auto-imune como o Diabetes Mellitus.

3 comentários:

  1. Excelente texto.
    Esclarecedor.
    Vou usar com minha turma.
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Sinto uma dor na ponta do dedao já logo um pouco abaixo da unha toda vez que uso um sapato mais apertado, isso ja tenho isso ha mais de dez anos ! Oque deve ser

    ResponderExcluir