Site da professora Carmen Lucia para profissionais e pessoas interessadas na área da Podologia (tratamento dos pés).
Carmen Lucia Campos Ferreira
sábado, 18 de maio de 2013
Como evitar uma unha encravada
Hoje eu vou falar sobre um problema que afeta muitas pessoas, principalmente, mulheres que adoram cuidar dos seus pés em salão de beleza e usar calçados de salto muito alto e de bico afunilado: A unha encravada, para os leigos e Onicocriptose para os profissionais da área de Podologia.
A unha encravada ou onicocriptoses provoca um desconforto muito grande.
Fatores externos que provocam a onicocriptose:
1. Calçado
2. Corte incorreto das unhas
3. Traumatismos
Fatores internos que provocam a onicocriptose:
1. Anomalias anatômicas da unha
2. Hiperidroses (excesso de transpiração)
3. Excesso de peso
4. Fatores biomecânicos (alteração na marcha)
Sinais e Sintomas
. Inflamação
. Enrijecimento ao redor da unha afetada
. Dor
. Em poucos dias pode evoluir e produzir uma infecção
Devido a imposição da moda, tanto para o trabalho como eventos sociais as mulheres de uma maneira geral sofrem mais com este problema de unha encravada, por utilizarem calçados muito altos com a frente mais afunilada e sem contar que preferem ir a cada 15 dias ao salão de beleza para cuidar dos seus pés, até porque a maioria não admite ficar sem pintar as unhas, prática que não é feita por podólogos, e muitas vezes solicitam retirada de excesso de pele e suposta unha encravada gerando futuros transtornos.
Os homens sempre preferem calçados mais confortáveis e quando apresentam uma unha encravada é porque ele próprio ou a mulher ou a namorada ou a mãe, entre outros cortaram errado, ou talvez por um traumatismo durante uma atividade esportiva ou pela associação dos dois.
Sem contar que ainda existem os fatores internos como o excesso de transpiração que favorece o atrito intenso, devido a umidade, algumas anomalias anatômicas da unha por possuirem uma hipercurvatura transversa e o excesso de peso.
A alteração da marcha não é provocada só pelo excesso de peso nem pela hiperidrose, o próprio calçado quando não é confeccionado com material de qualidade também pode provocar essa alteração. Outros fatores como idade, doenças como o diabetes, artrose e comprometimentos vasculares.
O melhor caminho é sempre a prevenção, portanto, compre sempre calçados ao final do dia, seja mais exigente no quesito qualidade, opte por calçados da linha "confort" , corte sempre as unhas retas, utilize o salão de beleza somente para embelezar suas unhas, não deixe que cutuquem seus cantos dos dedos.
Caso tenha dores ao caminhar, cansaço nas pernas entre outros incômodos faça uma avaliação médica com ortopedista, angiologista, endocrinologista ou outros.
Se possível, cuide dos seus pés com profissional habilitado para tal, como o podólogo. Afinal quem é que gosta de sofrer com dor!!!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário