Carmen Lucia Campos Ferreira

Carmen Lucia Campos Ferreira
Especialista em Microbiologia e Análises Clínica, Capacitada em Docência Ensino Técnico, Bióloga e Podóloga

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Calo do sulco ungueal

Olá pessoal,
Hoje quero falar sobre calo do sulco ungueal.

O sulco ungueal é uma estreita faixa de pele localizada entre a porção lateral do dedo, conhecida como dobra ungueal ou prega periungueal, e a unha, ou lâmina ungueal como é conhecida cientificamente.
Quando você calça um calçado um pouco mais estreito que a largura do seu pé, automaticamente ocorre uma pressão que com o passar do tempo vai traumatizando o tecido. Com a continuidade da pressão o tecido vai se queratinizando como mecanismo de proteção, porém, com a insistência vai se formando, o que na linguagem podológica se chama de, calo do sulco ungueal. O calo do sulco ungueal uma vez formado começa a doer com uma sensação de unha encravada. Normalmente é retirado por pedicures que chamam este calo de "espigão".... muitas vezes não só pedicures como muitos podólogos para remover o calo removem também parte da unha lateralmente tornando esta prática um círculo vicioso, sem falar que na hora da retirada pode haver uma lesão no tecido que pode inflamar e até infeccionar.
Gostaria de comentar que, tenho observado esta prática com frequência em profissionais principalmente podólogos. Observo também que não é feita nenhuma orientação para eliminar o problema, com isso os clientes, que são leigos, entendem que sempre terão que retirar este calo, e não são orientados sobre a importância do uso do calçado adequado.
Vai uma dica importante, é necessário orientar o cliente com relação ao uso do calçado adequado impedindo reincidência do problema.
Calo do Sulco Ungueal, bilateral entre unha e dobra ungueal